segunda-feira, 3 de abril de 2017

Santa Catarina

Parque Vila Germânica - Blumenau em Santa Catarina

Santa Catarina é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizada no centro da região Sul do país. É o vigésimo estado brasileiro com maior extensão territorial e o décimo primeiro mais populoso, além de ser o nono mais povoado com 295 municípios. O catolicismo é a religião predominante. A capital do estado é a cidade de Florianópolis, mas a mais populosa é a cidade de Joinville.
As dimensões territoriais abrangem uma área de 95 733 km², perfazendo área maior do que Portugal ou a soma dos estados brasileiros do Rio de Janeiro e Espírito Santo e o Distrito Federal. Limita-se com os estados do Paraná (ao norte) e Rio Grande do Sul (ao sul), além do oceano Atlântico (a leste) e da Argentina (a oeste). A costa oceânica percorre cerca de 450 km, ou seja, aproximadamente metade da costa continental de Portugal (943 km).Sua capital e sede de governo é a cidade de Florianópolis,localizada na Ilha de Santa Catarina. Inteiramente ao sul do trópico de Capricórnio, localizado na zona temperada meridional do planeta, o estado possui clima subtropical. Estas condições variam de acordo com o relevo regional: no oeste e planalto serrano é relativamente comum a ocorrência de geadas e neve, enquanto no litoral o clima é mais cálido, podendo atingir altas temperaturas durante o verão.
O povoamento de Santa Catarina deu-se largamente por imigrantes europeus: os portugueses açorianos colonizaram o litoral no século XVIII; os alemães povoaram o Vale do Itajaí, parte da região sul e o norte catarinense em meados do século XIX; e os italianos povoaram o sul do estado no final do mesmo século. O oeste catarinense foi povoado principalmente por descendentes de italianos e alemães deslocados do Rio Grande do Sul, na primeira metade do século XX. Descendentes de africanos e de índios também participaram no povoamento do estado.
Os índices sociais do estado estão entre os melhores do país e da América Latina. Possui o mais alto índice de expectativa de vida do país (empatado com o Distrito Federal), a menor taxa de mortalidade infantil e também é a unidade federativa com menor desigualdade econômica e analfabetismo do Brasil. Santa Catarina é considerado um estado rico e ostenta o sexto maior PIB da Federação, com uma economia diversificada e industrializada. Importante polo exportador e consumidor, o estado é um dos responsáveis pela expansão econômica nacional, respondendo por 4% do produto interno bruto do país.

Economia:

A economia se baseia na indústria (principalmente agroindústria, têxtil, cerâmica e metal-mecânica), no extrativismo (minérios) e na pecuária. O estado de Santa Catarina é o maior exportador de frango e de carne suína do Brasil, sendo que a Brasil Foods, a maior empresa de alimentos do Brasil, é catarinense. Entre as indústrias, sedia um dos maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, a Weg (Jaraguá do Sul), um dos maiores fabricantes de compressores, a Embraco (Joinville), e também a maior fundição da América Latina, a Tupy (Joinville). Possuem grande expressividade as indústrias de eletrodomésticos (e metalmecânica em geral) no norte do estado, com marcas de projeção nacional como Consul e Brastemp (ambas de Joinville).
Santa Catarina é o sexto estado mais rico do Brasil, e, com o Paraná (quinto) e Rio Grande do Sul (quarto), controla 16,1% da economia do país. O estado também é um grande exportador. É o quarto estado que mais exportou no país em 2012, atrás apenas de São Paulo (26,55%), Rio de Janeiro (12,88%) e Minas Gerais (12,72%) com participação de 8,07% . Sua pauta se baseou, em 2012, em Carne de Aves (19,82%), Tabaco em Rama (10,78%), Motores Elétricos (6,79%), Bombas de Ar (6,10%) e Peças para Motores (4,72%).

Saiba o que esta acontecendo em Santa Catarina